A SPTrans publicou no Diário Oficial em dezembro de 2023, a minuta do edital para contratação de empresa para realizar projeto executivo e execução de obras do futuro corredor exclusivo para ônibus Norte-Sul para consulta pública. O eixo deve contemplar a Avenida 23 de Maio.
A via que em parte conta com um amplo canteiro central, previu a instalação de um transporte sobre trilhos. Inclusive há estrutura de uma estação.
A Comissão do Metropolitano da década de 50, encabeçada pelo ex-prefeito Prestes Maia, que chegou a apresentar o Anteprojeto de um Sistema de Transporte Rápido, apresentou também uma série de intervenções viárias, algumas das quais foram implantadas por Prestes Maia quando voltou a ser prefeito, em 1961. Algumas delas contemplavam a implantação do projeto, como a Avenida Itororó com largo canteiro central e viadutos transversais com estrutura para receber estações (como o Viaduto Pedroso):
Apesar de ter aberto espaço para a construção das linhas de metrô Leste-Oeste e Norte-Sul de seu plano, que aproveitariam tanto suas obras anteriores ao anteprojeto (viadutos da Primeira Perimetral) quanto posteriores a ele (Avenida Itororó e Viaduto Pedroso), Prestes Maia encerrou seu mandato em abril de 1965 sem ter iniciado a construção efetiva de nenhuma das linhas – e veio a falecer no mesmo mês.
Artigo original de Eduardo Ganança, postado no Via Trolebus em 2013.