A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou que devido à baixa demanda, a partir do dia 15 de janeiro irá suspender os ônibus da Operação PAESE que está realizando o trajeto entre as Estações Brás e Tatuapé.
Os ônibus foram acionados para o trecho interrompido na linha 12 para obras de melhoria.
Esta era uma das três opções para o passageiro que utiliza a Linha 12-Safira – o trecho está interditado para obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).
Desta forma, o passageiro tem como opção a Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha do Metrô, que também passam pelas duas estações.
Desde 26/12/23, quando começou a interdição, apenas 190 passageiros utilizaram o serviço de ônibus, sendo 128 em dezembro de 2023. Ou seja, apenas 62 passageiros de dentro do sistema ferroviário optaram por ônibus nos primeiros oito dias 2024.
De acordo com a operadora, os novos AMVs formarão dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens nesta linha. Além da instalação do equipamento, obras na rede aérea e outros sistemas de circulação também são necessárias, o que explica a necessidade da paralisação total da circulação no trecho.
A Linha 11-Coral da CPTM, que teve seus horários de pico estendidos, junto com a Linha 3-Vermelha do Metrô, está com a transferência na Estação Tatuapé liberada de forma gratuita durante todo o período de interdição, são alternativas mais rápidas aos passageiros para seguir viagem, visto que ambas atendem as duas estações, Brás e Tatuapé.