Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Três meses após retomada, confira como andam as obras da Linha 17- Ouro

Em setembro, o Governo de São Paulo anunciou a retomada das obras do monotrilho da Linha 17-Ouro, após onze anos do inícios dos trabalhos, com a assinatura do contrato com a empresa Agis Construção S.A para a execução das obras civis remanescentes de sete estações, da via e do Pátio Água Espraiada.

As construções devem durar 18 meses. O prazo de conclusão das obras civis remanescentes é no início do segundo trimestre de 2025. Neste período, e após, prosseguem outros trabalhos de implantação de sistemas e fabricação, fornecimento e testes de trens. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.

De acordo com o último relatório de empreendimentos do Metrô datado do mês de novembro, das oito estações previstas nos 8,3 quilômetros de extensão, ao menos três contam com intervenções, além do Pátio Água Espraiada, este que teve seu primeiro Track Switch, aparelho uso para que os trens troquem de via, montado.

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Confira:

  • Estação Campo Belo: – Em execução o piso da plataforma e a manutenção do canteiro. Sistemas – Instalação do bandejamento na Sala de Equipamentos Eletrônicos (SEE);
  • Estação Morumbi: Montagem dos elevadores e escadas rolantes;
  • Pátio Água Espraiada: Em andamento a inspeção ambiental, limpeza e manutenção de canteiro. Sistemas – Instalação do bandejamento da galeria de cabos e execução das bases dos aparelhos de mudança de via;
  • Estação Brooklin Paulista: – Instalação de eletrodutos;
  • Trechos de vias: Realização das podas das árvores que interferiam nas atividades da via.

Nas demais estações, o documento cita “em andamento a manutenção do canteiro, limpeza e mobilização das equipes”.

Trem em breve

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro poderá chegar em breve. A informação foi postada por Alexandre Barbosa, diretor de Projetos da BYD Brasil em suas redes sociais.

Barbosa ainda revelou que estão sendo instalados equipamentos de vias no Pátio Água Espraiada. “A BYD está se movendo para instalar o primeiro interruptor de trilhos, a fim de receber o primeiro trem em breve”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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