Divulgação
Monotrilho

Primeiro AMV do monotrilho da Linha 17 é instalado em pátio

Em outubro, o primeiro Track Switch, aparelho uso para que os trens troquem de via, chegou no Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro. O novo eixo de transporte vai ligar as estações Aeroporto de Congonhas e Morumbi.

Nos últimos dias, o maquinário foi içado dentro da área de manutenção dos trens e instalado, segundo imagens compartilhadas pelos trabalhadores da obra:

Primeiro trem em breve

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro poderá chegar em breve. A informação foi postada por Alexandre Barbosa, diretor de Projetos da BYD Brasil em suas redes sociais.

Barbosa ainda revelou que estão sendo instalados equipamentos de vias no Pátio Água Espraiada. “A BYD está se movendo para instalar o primeiro interruptor de trilhos, a fim de receber o primeiro trem em breve”.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Os feitos serão observados em paralelo com a retomada da implantação do eixo de transporte que teve suas obras iniciadas em 2012, e amargam atrasos. Em setembro, o Governo de São Paulo anunciou a retomada dos trabalhos, com a assinatura do contrato com a empresa Agis Construção S.A para a execução das obras civis remanescentes de sete estações, da via e do Pátio Água Espraiada.

As construções devem durar 18 meses. O prazo de conclusão das obras civis remanescentes é no início do segundo trimestre de 2025. Neste período, e após, prosseguem outros trabalhos de implantação de sistemas e fabricação, fornecimento e testes de trens. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus