Além do aumento na passagem de trem e metrô na Região Metropolitana de São Paulo, os serviços de ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU também sofrerão reajuste, segundo o Governador Tarcísio de Freitas, em coletiva de imprensa nesta quinta.
“A prefeitura resolveu seguir com a tarifa de R$ 4,40 congelada, e o Estado vai reajustar a tarifa da EMTU, da CPTM e do Metrô, em um patamar que deve ser metade da inflação acumulada no período desses três anos que estão sem reajustes”, afirmou Tarcísio. O aumento deve ser de 13,6% em cada linha.
Segundo ele, o aumento é “fundamental para fazermos o ajuste financeiro dessas empresas. Outras medidas vão ser tomadas, como a antecipação de recebíveis, iremos investir mais para auferir receitas não tarifárias, tem questão de PDV, ou seja, toda uma reestruturação das empresas no que diz respeito a estrutura de custeio, para que a
gente possa manter as nossas operações.”
O Governador não deu prazos para aumentar a tarifa dos ônibus intermunicipais. Já Metrô, CPTM e trens operados pela ViaQuatro e ViaMobilidade terão reajuste em 1º de janeiro de 2024, e a tarifa vai para R$ 5,00.