Foto: Governo do Estado de São Paulo
Monotrilho

Prazo de fornecimento de trens da Linha 17-Ouro é estendido

O Metrô de São Paulo prorrogou contrato para sistemas e trens da Linha 17-Ouro de monotrilho. Em seu site, a operadora aditou contrato que prevê “fornecimento e implantação de sistemas de sinalização, bandejamento e redes de fibras ópticas para transmissão de dados, controle centralizado, portas de plataforma, sistema de captação de energia pelo trem, máquina de lavar trens, veículo de via para manutenção e inspeção, integração de sistemas, aparelho de mudança de vias, sobressalentes, ferramentas especiais, jiga de testes, material rodante para o empreendimento linha 17”.

O acordo em questão é com a Byd Signal & Communication Company Limited, que está fornecendo sistemas e fabricando 14 trens de cinco carros.

O aditivo cita que foi prorrogado o prazo de execução contratual passou de 12/01/2024 para 18/09/2026. Já o prazo de vigência contratual passou de 14/06/2024 para 19/02/2027.

Em setembro, o Governo de São Paulo anunciou a retomada das obras do monotrilho da Linha 17-Ouro, após onze anos do inícios dos trabalhos, com a assinatura do contrato com a empresa Agis Construção S.A para a execução das obras civis remanescentes de sete estações, da via e do Pátio Água Espraiada.

O prazo de conclusão das obras civis remanescentes é no início do segundo trimestre de 2025. Neste período, e após, prosseguem outros trabalhos de implantação de sistemas e fabricação, fornecimento e testes de trens. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.

De acordo com o último relatório de empreendimentos do Metrô datado do mês de novembro, das oito estações previstas nos 8,3 quilômetros de extensão, ao menos três contam com intervenções, além do Pátio Água Espraiada, este que teve seu primeiro Track Switch, aparelho uso para que os trens troquem de via, montado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus