O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram financiamento de R$ 10 bilhões do governo federal para obras do Trem Intercidades e extensão da Linha 2-Verde. As duas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vão ser financiadas por bancos públicos.
“O Estado de São Paulo hoje lança mão de R$ 10 bilhões para construir e ampliar o metrô de São Paulo e construir trem de média velocidade até Campinas“, afirmou Rui Costa. “Governo federal dá as mãos a São Paulo para melhorar mobilidade urbana e reduzir os custos das pessoas”, completou.
Trem até Sorocaba
Na ocasião, Tarcísio falou sobre o trem intercidades, eixo oeste, entre São Paulo e Sorocaba. “Estamos estudando o trem Sorocaba-SP, daqui a pouco vou bater na porta do BNDES”. A estimativa do estado é lançar o leilão em 2025.
Ao discursar depois de Tarcísio, o presidente Lula disse que não tem interesse em saber os partidos dos governadores. “Eles são governadores eleitos, com o mesmo povo que votou em mim. Vamos tratar todo mundo com muita cidadania, com muito respeito, porque este país vai surpreender”, disse.