Autoridade Portuária de Santos
Mobilidade Urbana

Tarcísio fala de prazos para o túnel Santos-Guarujá

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pretende lançar o leilão do Túnel Santos-Guarujá no meio de 2024, entre junho e julho. A fala do governador foi durante o Fórum Político XP. Segundo ele, a estimativa é que a passagem esteja operando entre 2028 e 2029.

O túnel servirá como ligação seca entre as duas cidades para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual. Fala-se ainda em uma passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

Há um projeto executivo certificado para a construção. A estrutura de blocos pré-moldados seria feita por escavação e ficaria sob o estuário de Santos.

Terá extensão de 860 metros, e o tempo de travessia do túnel submerso durará pouco mais de um minuto e meio e cerca de 150 mil pessoas deverão passar pelo local diariamente. Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá por diversos modais todos os dias. O trajeto pode chegar a levar uma hora.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus