Ônibus

Empresa alcança 2.000.000 de km com ônibus sem abrir o motor para reparos

Existe um setor nas empresas de transportes que é primordial para seu funcionamento: a manutenção. O setor é o coração de uma operadora, seja de ônibus, de trem ou de metrô. A boa gestão dela pode significar redução de custos e melhor eficiência, e o contrário também é verdadeiro.

É sempre importante que os setores que cuidam das maquinas, sigam o que está estabelecidos pelas fabricantes. Um exemplo que mostramos no Via Trolebus é da empresa Litegua, que atua na Guatemala. A operadora alcançou a marca de 2.000.000 de km com ônibus de chassi Mercedes-Benz brasileiro sem abrir o motor para reparos, tudo seguindo como manda o figurino.

O veículo em questão é de chassi O 500 RS 1636, com carroceria Marcopolo G6 para 46 passageiros que opera na rota da Cidade da Guatemala até a região de Izabal. O modelo foi vendido à Litegua em 2006, realizando, desde então, apenas manutenções preventivas e revisões regulares.

Recentemente o site esteve na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, e conversou com Oscar Guerra, proprietário da Litegua, que contou como mantém a operadora, e principalmente quais os diferenciais para a boa manutenção. O depoimento de Oscar está logo abaixo no vídeo.

O excepcional desempenho dos motores OM 457 LA, aliado à boa relação entre a Litegua e o representante Inchcape Guatemala, possibilitaram a compra pelo cliente de duas unidades do chassi Novo O 500, equipados com motor OM 460 LA e desenvolvido para aplicações de montanha, com o qual se espera um melhor consumo de combustível nessas operações. Estes são os dois primeiros ônibus Novo O 500 de toda América Central”, comenta Augusto França, gerente de Vendas e Marketing Bus Regional Center Daimler Latina.

“Para nós, é uma satisfação e um orgulho enormes ver a marca Mercedes-Benz obtendo resultados tão expressivos no dia a dia da Litegua, empresa reconhecida por sua operação extremamente profissional. Dividimos essa conquista com a Inchcape Guatemala, representante local da Mercedes-Benz”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “A Litegua é nosso principal cliente no país, sendo responsável pelo transporte de passageiros entre diversas cidades da Guatemala. Nestas operações, os ônibus Mercedes-Benz oferecem um alto nível de conforto e segurança, o que é valorizado pela Litegua”.

Os chassis são produzidos no Brasil para o mercado interno e exportado para cerca de 50 países. Atendem a ônibus e caminhões pesados.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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