Divulgação
Mobilidade Urbana

6 dicas para o uso do transporte coletivo em compras de natal

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), que controla a CPTM, EMTU e Metrô, divulgou uma nota com seis dicas para o uso do transporte metropolitano nas compras de natal.

Em dias de dezembro, é comum algumas estações registarem um movimento maior que o habitual, sobretudo nos locais de compra, como no centro de São Paulo.

Confira:

1) Atenção aos pertences

Para reforçar a segurança durante a viagem, bolsas e mochilas devem estar junto ao corpo dentro dos trens e ônibus.

2) Evite os horários de pico

A recomendação é, se possível, que as pessoas optem por ir às compras fora dos horários de maior movimento, os chamados “horários de pico”. Para quem utiliza as linhas da EMTU, a sugestão é consultar a tabela horária após as 10h e antes das 17h. Os horários estão no site emtu.sp.gov.br ou pelo app EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.

3) Cuidado com as crianças

Nas viagens para compras ou mesmo em passeios, segure as crianças pelas mãos.

4) Utilize o corrimão

Outra dica importante para evitar acidentes é sempre usar o corrimão ao acessar as escadas rolantes e aguardar o desembarque para depois embarcar nos trens.

5) Fique atento ao volume permitido

A CPTM e o Metrô estabelecem como regra para o embarque nos trens que os passageiros carreguem volumes com dimensões de 150x60x30cm, garantindo assim a boa convivência entre os passageiros e segurança na viagem de todos. A EMTU recomenda que os passageiros usem de bom senso na hora de embarcar nos coletivos com compras, já que enormes volumes podem colocar em risco a segurança e comprometer o conforto de todos os passageiros.

6) Viu algo errado? Denuncie

Nas estações e trens para denunciar comportamentos inadequados, a CPTM disponibiliza  o telefone 0800 055 0121 e o Whatsapp 9 9767-7030. Já o Metrô tem o SMS-Denúncia (9 7333-2252) e o aplicativo Metrô Conecta. Os passageiros das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU podem procurar diretamente os funcionários de atendimento das empresas operadoras das linhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus