CPTM Metrô SP

Semana começa com greve marcada no Metrô e CPTM

Renato Lobo | Via Trolebus

Na próxima terça-feira, 28 de novembro de 2023, está marcada uma greve nas linhas operadas pelo Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

A paralisação é contra a concessão das linhas, medida anunciada pela gestão de Tarcísio de Freitas.

As seguintes linhas devem ser afetadas:

– 1-Azul do Metrô;
– 2-Verde do Metrô;
– 3-Vermelha do Metrô;
– 7-Rubi da CPTM;
– 10-Turquesa da CPTM;
– 11-Coral da CPTM;
– 12-Safira da CPTM;
– 13-Jade da CPTM (incluindo o Expresso Aeroporto);
– 15-Prata do Metrô (monotrilho).

As seguintes linhas não serão afetas por que os sindicatos não representam os trabalhadores que atuam nesses eixos de transporte:

– 4-Amarela;
– 5-Lilás;
– 8-Diamante;
– 9-Esmeralda.

Em suas redes sociais, a presidente do sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, afirmou que “uma das principais consequências das privatizações em todo o mundo é a demissão para redução de custos.”

“Isso ficou explícito no caso da ENEL: desde que essa empresa privada assumiu o serviço de energia, reduziu 36% do o quadro de funcionários”, escreveu Camila.

Já o Governador Tarcísio de Freitas falou que lamenta “profundamente mais uma greve.” “Eu quero saber qual vai ser o limite disso. Qual é o limite do direito de greve? Será que é razoável que a gente tenha uma greve todo mês? Será que a gente termina uma greve discutindo a próxima? Para discutir exatamente o quê? Aquilo que foi debatido, foi tema de campanha, aquilo que está sendo tema de audiências públicas, aquilo que vai ser tratado no parlamento e em função dessas discussões que estão sendo travadas nos fóruns adequados a gente vai privar a população do transporte público?”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus