O Metrô BH deve iniciar a revitalização da linha 1 nesta sexta-feira, 3 de novembro de 2024. De acordo coma concessionária, a primeira etapa de obras vai abranger a renovação tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.
Haverá substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros (camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária). Os dormentes de madeira serão trocados por concreto.
“O usuário do metrô vai sentir os benefícios que esta revitalização trará, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional”, afirma o presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.
Até o final de março de 2024 estão previstas as intervenções do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente.