Ônibus

Austrália testa VLT sem trilhos

Austrália está testando seu primeiro “bonde sem trilhos” na cidade de Stirling (subúrbio de Perth). O meio de transporte é testado em uma rota entre a estação ferroviária de Glendalough ao bairro de Scarborough Beach.

O veículo tem 30 metros de comprimento, roda com pneus de borracha, e passa por uma série de testes realizados por especialistas de toda a Austrália. Os Australianos querem entender como o veículo funciona, os impactos na superfície da estrada e como é a qualidade do passeio para os passageiros.

O veículo pode viajar a uma velocidade de 70 km/h e transportar até 150 passageiros. Ele é guiado por balizas magnéticas cravados na estrada. Opera em faixa exclusiva, com prioridade nos semáforos. É um veículo bidirecional.

Trata-se de uma parceria entre a Curtin University, a fabricante CRRC , Shanghai Electric e Soluções de tecnologia de infraestrutura.

É muito importante para nós entender o que nossa comunidade pensa sobre o Trackless Tram como parte deste teste”, disse o prefeito Mark Irwin.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus