A operadora municipal de transporte público de Nápoles, a ANM, lançou em setembro uma concorrência pública para até 253 ônibus elétricos. Partes dos lotes devem ser fornecidos pela Iveco Bus e BYD, de acordo com o Autobusweb.
A Iveco ganhou um lote de 46 ônibus elétricos com comprimento de 9 a 10 metros. Já a BYD deve fornecer lotes de veículos de 11 metros, 12 metros e 18 metros, totalizando 142 unidades.
Vendas crescem na Europa
A ACEA – European Automobile Manufacturers’ Association divulgou um balanço sobre a venda de veículos elétricos na Europa no primeiro semestre do ano.
Os novos registros de ônibus da União Europeia aumentaram 15%, para 14.781 unidades. Em termos de volume de vendas, a França liderou com 2.982 unidades vendidas, representando um aumento de 22,3%. Outros grandes mercados também registraram crescimento substancial: Itália (+62,6%), Espanha (+58,7%) e Alemanha (+27,8%).
De acordo com o relatório, os novos coletivos recarregáveis eletricamente aumentaram 33,9%, atingindo 2.132 unidades, representando uma quota de mercado de 14,4% no primeiro semestre de 2023, em comparação com 12,4% em 2022.
Entre os três maiores mercados do bloco, a Espanha cresceu expressivamente 755,9%, seguida pela França (+89,9%) e Alemanha (+18,1%). Os ônibus híbrido-elétricos cresceram 160,5%, com participação de mercado mais que dobrando em relação ao primeiro semestre de 2022 (de 6,2% para 14%). Para este resultado contribuíram os crescimentos expressivos no segundo e terceiro maiores mercados, França (+886%) e Espanha (+180,3%). Juntamente com a Alemanha, a França e a Espanha representam 82,4% de todos os registros de ônibus híbridos da UE. Apesar da mudança para modelos elétricos e híbridos, os ônibus a diesel ainda detêm a maior participação de mercado em 63%.