A operação na Linha 9-Esmeralda, gerida pela ViaMobilidade, foi normalizada nesta segunda-feira, 16 de outubro de 2023, após quase duas semanas de velocidade reduzida em trecho, por conta de problemas em rede elétrica.
Um comunicado da operadora informou que suas equipes técnicas identificaram a necessidade de troca de 5km de cabos da rede aérea, que foram danificados após a ocorrência no início da tarde do dia 3 de outubro. Foi a tarde de problemas na ferrovia em dia de greve nas linhas operadas pelas estatais.
Durante os quase 15 dias após a ocorrência, um trecho da Linha 9 operou com velocidade lenta, o que aumentou o tempo de viagem.
Fora das páginas de transporte, e no noticiário policial, fala-se em uma suspeita de sabotagem no sistema. “A concessionária registrou boletim de ocorrência. Além deste, outros três fatos recentes, com as mesmas características, foram constatados, o que levou a empresa a entender que se trata de ação deliberada que, pelo modus operandi, indica interesse ou tem como objetivo prejudicar a operação, seus clientes e a segurança do sistema.”, informou a empresa em comunicado.
Vale lembrar que em setembro, a Linha 12-Safira, operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, também teve um caso relacionado a vandalismo. Na ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante cortando cabos da rede aérea, entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé. “A ação dos criminosos afetou o pantógrafo e a fuselagem de uma das composições e obrigou as demais a circularem com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas”, informou a operadora.