A instalação do novo sistema de sinalização, o CBTC, na Linha 3-Vermelha do Metrô pode ser concluída em dezembro de 2023, segundo o mais recente relatório de empreendimentos da operadora.
A tecnologia que leva o nome da sigla que em português significa sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, permite um controle e sinalização das composições por meio de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego de forma mais completa. Na pratica, permite mais trens por hora, que por sua vez, pode reduzir o intervalo.
O documento mostra ainda dificuldades na implantação da tecnologia: “Dificuldades da contratada para cumprimento das metas.”. Cita ainda que o “Metrô faz gestão contratual para o cumprimento das entregas”.
O contrato para instalar o CBTC foi feito com a Alstom, referente à modernização dos Sistemas de Telecomunicações e Sinalização das Linhas 1, 2 e 3, e foi retomado em 11/02/2016, em um acordo homologado no Juízo Arbitral.
As metas atuais de entrega nas linhas 1, 2 e 3 são:
- Linha 1-Azul: Iniciada a operação comercial do CBTC em novembro/2022. O texto cita também no caso da Linha 1, “Retirada de pendências em andamento.”
- Linha 2-Verde: Operação comercial da versão definitiva do CBTC e da Porta de Plataforma da Estação Vila Madalena ocorrida em 02/03/2020.
- Linha 3-Vermelhe: em dezembro de 2023.