O Governo de São Paulo espera que o primeiro trem da Linha 17-Ouro do monotrilho chegue no primeiro semestre de 2024, segundo nota da administração estadual. As obras do meio de transporte entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi devem ser retomadas em setembro.
“Técnicos do Metrô estão no país asiático para a inspeção in loco dos testes de carga, que simulam o funcionamento do trem com peso equivalente ao de passageiros”, diz comunicado do palácio dos Bandeirantes. “O primeiro trem chega ao Brasil no primeiro semestre de 2024 e os demais chegarão gradualmente”.
A entrega, entretanto, está atrasada. Em março de 2022, o trem cabeça de série foi apresentado e a promessa da gestão do ex-governador João Doria era que a primeira composição chegasse no fim do ano passado.
Outros equipamentos
Segundo ainda a nota, está em curso a fabricação das Portas de Plataforma. O Metrô ainda está licitando a contratação do fornecimento e instalação do sistema de telecomunicação, que é um sistema acessório à operação e um dos últimos a ser instalado e testado. As propostas das empresas participantes da licitação serão recebidas na próxima segunda-feira (4).