A cidade de São Paulo começou a operar 50 novos ônibus elétricos 100% a bateria, nesta segunda-feira, 18 de setembro de 2023. O prefeito da capital, Ricardo Nunes, pretende incluir 2,6 mil unidades até o fim de 2024.
Os ônibus apresentados contam com 12,5 metros, 15 metros e super articulados, com carroceria Caio e baterias WEG. Os veículos são das operadoras Ambiental, Transwollf e Transppass.
Segundo publicação do Valor Econômico, a SPTrans homologou ou está homologando dez fabricantes de ônibus. A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem a disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.