Ônibus

Salvador ganha o maior terminal de eletrocarga de ônibus do BR

Divulgação | Betto Jr

A Prefeitura de Salvador entregou o maior terminal de eletrocarga em área pública do Brasil, localizado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, para uso exclusivo dos ônibus elétricos.

Conta com capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente. A obra, feita com recursos do município, teve um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. A nova estrutura tem 10 estações, com capacidade para atender dois ônibus cada. Os pontos, que podem chegar à potência de 160 kW/h cada, podem concluir o abastecimento completo de um veículo em até duas horas.

O transporte público sobre rodas no Brasil enfrenta hoje a maior crise da sua história. Com a escalada dos preços dos combustíveis nos últimos anos, a coisa comum é a gente ver empresas da área fechando as portas nas grandes cidades. Sem dúvidas, se a prestação desse serviço não trouxer inovação, não investir em tecnologia, ela não vai se sustentar” disse o prefeito Bruno Reis.

A eletromobilidade no Brasil ainda é muito incipiente. Se a gente for olhar para a América do Sul, já temos cidades mais avançadas como Bogotá, que hoje tem 1,5 mil ônibus elétricos. O Brasil inteiro hoje tem apenas 90. São Paulo está entregando mais 50, mas ainda é muito pouco para o potencial do país. Acho que se o poder público não entrar de fato para ajudar nessa transição, que é o que nós estamos fazendo aqui, com 100% de recursos próprios, a gente não conseguirá chegar à eletromobilidade de forma consistente”, disse o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus