TAV

Novo serviço de trem de alta velocidade deve ligar França e Espanha

França e Espanha devem ganhar uma nova rotas de trens de alta velocidade em outubro, entre a cidade de Marselha, no sul da França, a Madri, capital da Espanha.

Com mais de 1.100 km de distância, a viagem é de 7h, ao contrário das 15 horas dos trens tradicionais ou das 11 horas de carro próprio. A nova rota ferroviária funcionará entre as estações Marseille Saint-Charles e Porta de Atocha. Os trens que operarão nessa rota são do modelo AVE, da empresa espanhola Renfe, chegando até 310 km/h.

Os passageiros terão a opção de escolher entre três categorias de tarifa: básica, comfort e premium, para atender a diferentes preferências e orçamentos. Para todos os tipos de categorias os passageiros podem desfrutar do conforto e das comodidades oferecidas a bordo como carregadores elétricos em cada assento, poltronas reclináveis, luz para leitura, acesso à internet e máquinas de venda automática de bebidas e comidas, além de vagão-restaurante, garantindo uma experiência de viagem agradável.

Outra boa notícia é que, para quem deseja levar seus animais de estimação, é permitido o transporte de pets com peso máximo de 10 kg, desde que estejam acomodados em gaiolas, transportadores ou caixas fechadas com medidas máximas de 60x35x35cm. Quem deseja levar bicicletas, somente as que estejam embaladas e dobradas podem ser transportadas nos trens AVE, desde que a soma das dimensões não ultrapasse 180cm.

Os brasileiros podem cotar os valores das viagens com algumas agências, como a RailClick, plataforma de venda de bilhetes ferroviários na Europa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus