Ônibus

Empresa usa tecnologia para gestão de ônibus fretados

Com a expansão do mercado online e aprimoramento da logística, nem todos os sistemas de transportes públicos conseguem acompanhar o dinamismo de centros comerciais que atendem a estes setores. Por outro lado, as empresas buscam melhor gestão do transporte e até redução de custo.

Uma empresa que atua em alguns países, inclusive no Brasil, promete inteligência na gestão do serviço de fretados. João Rezende, Head de Marketing da BUSUP, conversou com o Via Trolebus e falou sobre a necessidade de implantar o transporte privado em regiões deficientes dos serviços públicos:

“A Amazon, que é nossa cliente aqui no Brasil, têm um centro de distribuição que fica em Cajamar. Esse centro de distribuição funciona 24 por sete. E o transporte público não consegue atender de forma eficiente essa demanda de transporte dos colaboradores, porque não funciona 24 por 7. Não tem linhas que chegam até o centro de distribuição da Amazon, ou seja, existe uma necessidade de uma solução de transporte privada, já que o transporte é uma obrigação do empregador.”

A empresa utiliza veículos de parceiros. A plataforma da BUSUP trabalha hoje com 150 operadores de ônibus associados, monta rotas e implementa a tecnologia para a visibilidade dos veículos.

“Você consegue ter um controle de embarque, por exemplo, você consegue acompanhar o fretado em tempo real. O fretado já existe no Brasil há muitos anos, porque você tem um país que tem dimensão continental que depende muito da malha rodoviária. Só que essas empresas não davam a visibilidade que os contratantes precisavam no dia a dia”, disse João Rezende.

A empresa diz que usa a digitalização de dados como quilometragem e rota, qual caminho esta sendo efetivamente efetuada pelo motorista, se está tendo desvio, se os colaboradores estão embarcando. “Então a gente tem a visibilidade de todos esses dados. Eu consigo sugerir uma otimização. Essa otimização é para que a gente faça a construção do primeiro desenho de rota. É um trabalho que não acaba nunca. A gente está falando de uma otimização contínua, de contratações, e é sempre um desafio quando a gente fala de varejo”, afirmou.

Ele cita alguns casos que demandam força de trabalho, como promoções sazonais que “praticamente dobra a quantidade de funcionários.”

Mais qualidade de vida aos passageiros

O transporte fretado pode oferecer mais conforto ao colaborador. “Isso também representa uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente na produtividade desse colaborador, porque ele fica mais engajado com ônibus que tem ar-condicionado, que tem Wi-Fi, que tem banco reclinável”, pontua João Rezende.

Já para os operadores, a empresa trabalha com premissas de oferecer mais visibilidade, acesso a novos clientes, com investimentos em tecnologia e marketing. “A gente sabe que o operador de ônibus é muito bom no ônibus, mas quando a gente fala em marketing, em mercado comercial, eles não são tão eficientes assim. Então a gente consegue trazer toda essa inteligência para que ele tenha clientes mais satisfeitos, ou seja, a gente atua na retenção dos clientes.”

Com sua plataforma, a empresa diz que reduz custos de transporte dos seus colaboradores em até 40%.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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