Ônibus

Distrito Federal anuncia 195 novos ônibus para o transporte coletivo

Divulgação

O Distrito Federal anunciou a inserção de novos ônibus no transporte coletivo. Serão 195 unidades, dos quais 79 serão destinados ao aumento da frota e 116 vão substituir veículos mais antigos. As primeiras 59 unidades foram entregues nesta semana.

De acordo com a administração pública, são veículos do tipo básico convencional, com capacidade para 72 passageiros cada. De tecnologia avançada e fabricados de acordo com as normas Euro 6, são movidos a biodiesel e possuem motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar.

A entrega dos novos ônibus ressalta o compromisso do GDF com a população”, disse o secretário-executivo de Transporte e Mobilidade, Alex Carreiro. Segundo ele, “a renovação da frota promove um transporte público moderno, eficiente e confortável, visando atender às necessidades dos cidadãos em seus deslocamentos, além de melhorar a mobilidade urbana”.

A frota de 625 ônibus passará para 704 unidades, atendendo a população das regiões do Gama, Santa Maria, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, Lago Sul e Park Way. De acordo com o subsecretário de Operações da Semob-DF, Márcio Antônio de Jesus, as linhas que vão receber os novos ônibus ainda estão sendo definidas.

“Os veículos passam por etapas de emplacamento, identificação por adesivos e instalação dos validadores que são interligados ao Sistema de Bilhetagem Automática [SBA]. À medida que são liberados, nós vamos incorporando ao planejamento operacional definido pela secretaria. Os primeiros veículos já serão destinados às linhas que atendem a região de São Sebastião”, afirmou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus