Curitiba terá um ônibus elétrico da Volvo em testes. Segundo comunicado da empresa, o novo veículo com carroceria Marcopolo inicia em setembro a primeira demonstração de seu chassi de ônibus urbano 100% elétrico em uma operação real no Brasil. Trata-se do BZL Elétrico.
O ônibus vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR). Cerca de 135 mil passageiros passam diariamente por essas rotas, que fazem integração com o BRT da cidade em diversos terminais.
O veículo tem autonomia para até 300 km, e irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.
“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Mais cidades devem testar o veículo
De acordo com a Volvo, depois de Curitiba, haverá demonstrações de seus chassis elétricos agendadas em São Paulo, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). “O Brasil é um importante mercado para a Volvo e faz parte dos nossos planos globais de eletromobilidade. Fomos, inclusive, pioneiros na produção e comercialização de ônibus híbridos no país há mais de dez anos”, diz Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.