O projeto do trem bala entre Rio de Janeiro e São Paulo voltou aos holofotes após um grupo privado demostrar interesse em construir o eixo de transporte entre as duas capitais mais populosas do Brasil.
Em fevereiro, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a celebração de Contrato de Adesão, por meio de autorização, para a construção e exploração da ferrovia entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, pelo prazo de 99 anos. De acordo com a ANTT, trata-se de um requerimento particular da empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA.
Já na semana passada, de acordo com o jornal “Valor Econômico“, o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que o governo poderia discutir uma participação minoritária em eventual projeto. A nova linha ainda precisa da disposição do setor privado para o investimento.
Renan Filho ainda afirmou, de acordo com a publicação, que o trem-bala não foi incluído no Novo PAC porque o governo entendeu que o valor da obra, em torno de R$ 50 bilhões, não encontra recurso suficiente no orçamento público.
“Se o investidor não conseguir fazer os R$ 50 bilhões, mas puder fazer R$ 40 bilhões, por exemplo, poderíamos pensar em entrar com os R$ 10 bilhões”, disse.