O Metrô de São Paulo está contratando um laudo macro para desapropriações de áreas do trecho da Linha 20-Rosa, entre as estações Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, além de 32 áreas para poços de ventilação e saída de emergência, além de subestações primarias e um pátio entre a Linha 10 da CPTM e a Avenida do Estado, o chamado Pátio Rhodia.
No edital mostra as regiões onde poderão ser as novas estações, levanto em conta de que as áreas podem ser alteradas ao longo do processo de implantação da linha tão aguardada pelos moradores do ABC Paulista. A contratação é justamente para análises dessas áreas, e portanto não é algo definitivo.
Na primeira contratação, foi contemplado trecho prioritário entre Santa Marina e Abraão de Morais. O Via Trolebus fez uma série de conteúdos que mostram as estações desse trecho:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais.
Com o edital mais recente, o site passa a analisar as possíveis áreas do segundo trecho, que contempla a região sudeste de São Paulo, São Bernardo do Campo e ABC.
Estação Santo André da Linha 20
O terminal da Linha 20 deve promover uma grande conexão entre o Metrô, a Linha 10-Turquesa da CPTM e dois terminais de ônibus que atendem linhas municipais de Santo André e metropolitanas gerenciadas pela EMTU, além do atendimento do corredor São Mateus-Jabaquara.
De acordo com o edital de licitação, a área estudada fica ao lado da estação da CPTM, entre o Terminal Santo André Oeste e o Shopping Grand Plaza:
Prefeitura de Santo André aprova diretriz sobre nova linha
A Prefeitura de Santo André aprovou nesta semana as diretrizes para as futuras obras da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará a cidade até a estação Santa Marina, na região da Lapa em São Paulo, de acordo com o site ABC em Off.
Segundo a publicação, ainda em fase inicial, as tratativas tiveram início na segunda quinzena de janeiro. O plano apresentado pelo Metrô passou pela avaliação do Grupo Técnico Multidisciplinar da Prefeitura, formado pelas secretarias de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Semasa e SATrans.
“Sabemos da importância do Metrô para Santo André e toda região do ABC e por isso aprovamos as diretrizes em tempo recorde. Sempre foi um pedido do prefeito Paulo Serra que os assuntos relacionados a essas obras tivessem uma atenção especial. É nossa obrigação dar agilidade aos processos e licenças relacionadas ao tão sonhado Metrô no ABC”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda da Silva Filho.