O Metrô de São Paulo comunicou em seu site que prorrogou prazo de entrega do estudo do novo eixo metroviário que vai ligar São Paulo e o ABC Paulista.
Segundo a empresa em nota ao site, o anteprojeto de engenharia já foi concluído no prazo previsto em contrato. Da mesma forma, o EIA-RIMA também já foi concluído e o pedido de Licença Ambiental Prévia protocolado no órgão ambiental. A razão desse aditamento é a obrigatoriedade da presença dos consultores, que elaboraram o EIA-RIMA nas audiências públicas do processo de licenciamento ambiental da Licença Prévia da Linha 20-Rosa.
A previsão é que essa audiência aconteça no início de 2024, o Metrô, atendendo a legislação vigente, precisou acrescentar prazo ao contrato.
Há ainda em curso outra análise que verifica a viabilidade da linha no ponto de vista de uma concessão. Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou que foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC) para a Linha 20, e que no final de 2024 deve tomar decisão sobre tirar o ramal do papel.
Enquanto isso, o Metrô toca contratações para aferições de terrenos sobre eventuais desapropriações da linha que vai ligar as estações Santa Marina e Santo André.
O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram as estações desse trecho:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
Com o edital mais recente, o site passa a analisar as possíveis áreas do segundo trecho, que contempla a região sudeste de São Paulo, São Bernardo do Campo e ABC.