Nesta semana, o Metrô de São Paulo lançou uma nova licitação para elaboração de ladro macro para desapropriações de áreas para a Linha 20-Rosa, que vai ligar as estações Santa Marina, na Zona Oeste de São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista.
Trata-se da segunda contratação do estudo para desocupação dos terrenos que vão ser ocupados por estações e poços de saída de emergência. Na primeira, foi contemplado o primeiro trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais, sendo este considerado o trecho prioritário, de acordo com estudos técnicos da operadora.
Já na contratação desta semana, é prevista o segundo trecho que deve atender as regiões sudeste de São Paulo e o ABC Paulista.
O traçado da Linha 20 – Rosa, nas Unidades de Construção objeto deste Escopo de Serviços, contempla os
seguintes bairros:
- No município de São Paulo: Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Moema, Saúde, Cursino e Sacomã;
- No município de São Bernardo do Campo: Taboão e Rudge Ramos;
- No município de Santo André: Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral, Vila Príncipe de Gales, Vila Alice, Jardim Bela Vista, Centro e Bangu.
Estações futuras da Linha 20 do trecho 1 abordadas em artigos no Via Trolebus:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais.
O trecho 2 corresponde as estações Cursino, Arlindo Vieira, Liviero, Taboão Paulicéia, Rudge Ramos, Afonsina, Príncipe de Galos, Portugal e Prefeito Celso Daniel-Santo André.
A Sessão Pública de Recebimento e Abertura está marcada para o dia 14/09/2023.