Aumentou os casos de atropelamentos e abalroamentos na malha operada pela MRS no sudeste. De acordo com levantamento da própria operadora, no primeiro semestre de 2023 foi um total de 70 atropelamentos e abalroamentos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, considerando as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional.
Os trechos são destinados exclusivamente à operação ferroviária, onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas. Os números representam um significativo aumento se comparados aos do primeiro semestre de 2022, quando foram registrados 45 casos.
De acordo com a operadora, todos os casos registrados no primeiro semestre tiveram, como causa, a imprudência ou a desatenção. A empresa ainda diz que promove campanhas educativas.
“Promovemos, de forma rotineira, campanhas e ações de conscientização junto à comunidade, pois sabemos que o principal fator para que haja melhoria no cenário continua sendo a mudança de comportamento. Precisamos que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e parem, olhem para os dois lados e escutem antes de atravessar a linha férrea. O trem é pesado e longo, por isso pode precisar de até 1 quilômetro para parar totalmente, não freia como um carro”, afirmou o coordenador de Segurança Operacional da MRS, Pedro Peron.