Notícia da Bloomberg aponta que membros da Comissão Europeia estariam desenvolvendo um plano para fornecer ônibus elétricos a países latino-americanos em troca de acesso a suprimentos de lítio.
O plano faria parte de uma estratégia da União Europeia chamada Global Gateway, iniciativa de 300 milhões de euros com o objetivo de impulsionar o setor.
O comunicado vem em um momento de aquecimento no setor de ônibus elétrico, segundo o site Sustainable Bus. Seguindo leis de mudanças climáticas regionais, a publicação cita as aquisições em São Paulo, além de Santiago do Chile, sendo a cidade com mais ônibus elétricos em operação fora da China. As chinesas Yutong, BYD e Foton estão entre os principais players nos mercados locais até agora.
Além disso, a Scania está adotando um modelo de ônibus elétrico para o mercado mexicano local, a brasileira Eletra está investindo em uma fábrica que poderá produzir 1.800 ônibus elétricos por ano e a Mercedes-Benz anunciou pedidos de chassis de ônibus elétricos no Brasil. Já a Iveco Bus tem planos de fornecer o eDaily enquanto a Volvo lançou um ônibus elétrico construído localmente, de acordo com a publicação.
Agora, de acordo com a Bloomberg, “o bloco de 27 nações planeja investir cerca de 10 bilhões de euros em projetos na América Latina e no Caribe, com contribuições adicionais provenientes dos Estados-membros bilateralmente e do setor privado. As ambiciosas metas ecológicas da UE dependem da obtenção de uma grande quantidade de minerais, incluindo o lítio, cuja demanda deverá aumentar 12 vezes até 2030 e 20 vezes até 2050”.