Trens Urbanos

ViaMobilidade adota “copiloto inteligente” nas linhas 8 e 9

Renato Lobo

A ViaMobilidade informou por meio de um comunicado que adotou medidas contra falhas e procedimentos erráticos na operação das Linha 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos. As ações foram tomadas alguns incidentes, como a colisão de um trem com uma barreira na estação Júlio Prestes e após composições abrirem portas do lado errado da plataforma.

Um deles é o chamado copiloto inteligente, uma tecnologia inédita no setor metroferroviário que conta com sensor de fadiga, o equipamento emite alertas em casos que representam riscos para a operação. O equipamento emite alertas tanto para os operadores quanto para os supervisores em caso de sinais de sonolência ou ações indevidas durante a condução.

Quando o copiloto inteligente emite um alerta, envia também um vídeo para os supervisores e todo material é analisado para que ações de melhorias sejam tomadas.

O objetivo do uso do copiloto inteligente nos nossos trens é garantir a segurança operacional nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além disso, o equipamento permite um olhar individualizado para cada operador, com ajustes de escala quando necessário. Esse cuidado reforça o conceito de mobilidade humana na concessionária“, diz Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade.

Renato Lobo | Via Trolebus

Sistema evita abertura indevida de portas

Outra tecnologia anunciada é o SIAP (Sistema Inteligente para Auxílio de Abertura de Portas). O dispositivo evita a abertura de portas no lado oposto da plataforma.

O sistema é composto por equipamentos instalados na via e uma antena na cabine do trem. Assim, é possível reconhecer o lado em que é feita a prestação do serviço em cada estação e garantir a abertura das portas na posição correta.

Renato Lobo | Via Trolebus

Treinamento de operadores inclui técnica japonesa

Muitas falhas podem ter sido humanas, e a empresa informa que os operadores da empresa ainda recebem um treinamento de 600 horas de duração, divididas em quatro meses.

O treinamento inclui a Shisa Kanko (em português, significa ‘apontar e falar’), uma técnica japonesa de segurança e saúde ocupacionais de gesticular e falar sozinho com o objetivo de garantir a assertividade, uma vez que ajuda a melhorar o desempenho em funções que exigem atenção. De modo geral, o método resulta em uma redução de 86% dos erros para as pessoas que praticam.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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