Os projetos do Trem Intercidades, nos eixos leste e sul aguardam qualificação do Estado para participação do PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo). Os trajetos contemplam a ligação entre São Paulo e São José dos Campos e entre São Paulo e Santos. As informações são do jornal “O Vale“.
A publicação cita ainda que o projeto do eixo leste do Trem Intercidades, que atenderia São José dos Campos, precisa ser qualificado no programa de investimentos do estado para entrar na fase de estudos de viabilidade.
O primeiro eixo, o norte, que vai ligar São Paulo a Campinas, terá o leilão feito em novembro. No horizonte até 2025, poderá ocorrer o leilão do eixo oeste, que contempla a ligação entre São Paulo e Sorocaba. Este último foi qualificado junto com outros 17 projetos no PPI-SP, que deverão trazer R$ 192 bilhões em investimentos nos próximos anos.
De acordo com comunicado do governo, o serviço terá quatro novas estações, e extensão de cerca de 100 km. O tempo estimado de percurso será de 60 minutos. Os estudos de viabilidade para o empreendimento foram contratados pela International Finance Corporation (IFC), instituição ligada ao Banco Mundial. A previsão é de investimentos de R$ 10 bilhões.