Trens Urbanos

Projeto reutiliza boninas de cabos utilizados em ferrovias

Divulgação

O reuso de materiais é um dos pilares da sustentabilidade, e o processo pode ser aplicado em operações e obras de sistemas ferroviários.

Um desses exemplos é uma parceria entre a Siemens Mobility Brasil e a MADEM S/A Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens. As empresas estabeleceram um acordo de sistema de reciclagem sem fins lucrativos sobre as bobinas de madeira para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária.

De acordo com comunicado da fabricante ferroviária, o projeto tem como objetivo fortalecer os processos de economia circular das empresas e minimizar o impacto ambiental dos resíduos, sem qualquer ambição comercial ou financeira.

No geral, os cabos utilizados em linhas de trem, metrô ou VLT, sendo para sinalização ou eletrificação, são enrolados em grandes bobinas de madeira para cabos. Depois que os cabos são desenrolados e usados, as bobinas são descartadas como lixo.

O projeto reutiliza essas bobinas para armazenar os cabos. A ideia é apoiada em um estudo de viabilidade elaborado pela Siemens Mobility em conjunto com a Prysmian, líder mundial na fabricação de cabos.

“Com essa iniciativa, a Siemens Mobility fez uma contribuição adicional para a expansão sustentável da rede ferroviária no Brasil. A madeira, como matéria-prima valiosa, ganha ainda mais importância à medida que priorizamos os esforços de descarbonização em nossa cadeia de suprimentos, com a economia circular desempenhando um papel fundamental”, diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility Brasil e América Latina.

As bobinas para cabos serão coletadas e reformadas pela Madem S.A., uma fabricante local de bobinas para cabos, com mais de 70 anos de história. A Madem está entre os quinze maiores grupos florestais do Brasil, é certificada pelas normas ISO 9001 e ISO 14001 e é uma das principais fornecedoras de bobinas de madeira para indústrias de
cabos elétricos.

A Madem, líder mundial na fabricação de carreteis de madeira sempre andou junto com a preservação do meio ambiente, atuando neste projeto da Logística Reversa de carreteis de madeira com parceria da Siemens Mobility e da Prysmian”, afirma Moacir Romagna, Gerente Geral executivo da Madem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus