TAV

Portugal anuncia PPP para trem de alta velocidade

A Infraestruturas de Portugal, S.A. empresa pública que resulta da fusão entre a REFER, Rede Ferroviária Nacional, e a EP, Estradas de Portugal, empresas destinadas a gerir e administrar as infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, anunciou planos para celebrar um conjunto de contratos de parceria público-privada (PPP) para a construção do primeiro trecho da linha de alta velocidade do país, entre Lisboa – Porto, a partir de janeiro de 2024.

A primeira etapa da linha de alta velocidade será dividida em três trechos: Porto – Oiã, Oiã – Soure e Soure – Carregado. Cada um será construído em um PPP separado. Para cada uma das PPPs será assinado um contrato de concessão para projeto, construção, manutenção e financiamento.

Com custo estimado é 4,5 mil milhões de euros, a linha de alta velocidade Lisboa – Porto ligará as duas cidades em 1h 15m, servindo também Leiria, Coimbra, Aveiro e Vila Nova de Gaia.

As obras do trecho Porto – Soure estão previstas para serem executadas entre 2024 e 2028.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus