Em junho a Mercedes-Benz apresentou seu novo ônibus a hidrogênio, o eCitaro. A fabricante agora está empenhada em testar o novo ônibus, e isso inclui uma travessia alpina de inverno.
O teste começou no estacionamento de Plan de Gralba, nos Alpes do Tirol do Sul, usando um veículo de teste e um dos apenas quatro protótipos dos ônibus movidos a célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro. Segundo o site Bus-News, após uma noite em temperaturas abaixo de zero, o sistema de acionamento elétrico e a célula de combustível iniciaram sem problemas.
Os engenheiros da Mercedes-Benz passaram a primeira metade de 2023 testando o comportamento de partida em ambiente frio. Os testes executados acima de 1700m foram para fornecer informações sobre como a célula de combustível funcionava em altitude. O sistema de direção, por sua vez, teve que demonstrar como lidaria com os gradientes das passagens nas montanhas alpinas, algumas das quais chegam a 15 por cento. Por fim, os engenheiros estavam interessados em monitorar o consumo de energia nessas condições.
Segundo o site, o teste durou vários dias começando com uma travessia alpina de Neu-Ulm via Füssen, a passagem de Fern e a passagem de Reschen para Bolazno. A combinação bateria-hidrogênio foi projetada para ser capaz de lidar com a rota de 360 km. No entanto, era difícil para os engenheiros saber como seria o consumo de energia no terreno e nas temperaturas baixas. Consequentemente, optaram por recarregar parcialmente as baterias de alta tensão na estação de serviço Allgäuer Tor.
“O teste de inverno é apenas um dos vários testes pelos quais a célula de combustível eCitaro deve passar antes de entrar em produção em série a partir do verão. Em particular, os tanques de hidrogênio e o sistema de célula de combustível foram concluídos com sucesso em extensos testes de segurança, alguns dos quais vão além dos exigidos por lei.” – afirmou o gerente de projeto da célula de combustível eCitaro, Shahrukh Javed.