Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga Trens Regionais

Projeto prevê trens de carga/passageiros entre Suzano e Santos

Uma ligação de passageiros entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista deve entrar em pauta por meio de um  Workshop. Trata-se de um novo corredor multimodal pelo eixo Suzano/Santos, para nova chegada ao Porto de Santos em sua margem esquerda.

De acordo com comunicado do Instituto de Engenharia, análises recentes apontam que o Porto de Santos movimentou em 2022 os volumes recordes de 162,5 milhões de toneladas e 5 milhões de TEUS. Até 2030, se prevê um total de 210 milhões de toneladas.

Com o crescimento da demanda, e ainda o cenário atual que se dá majoritariamente por caminhões e através de um sistema rodoviário saturado (pela Via Anchieta, construída em 1947), são necessários novos investimentos. Mesmo com a implantação da Rodovia dos Imigrantes, o gargalo persiste, uma vez que, devido à sua rampa, a rodovia não permite a descida de cargas.

É necessária a implantação de um novo corredor multimodal pelo eixo Suzano/Santos, não apenas um ramal estratégico, como uma necessidade para a nova chegada do Porto de Santos em sua margem esquerda.

A justificativa para a implantação desse novo corredor multimodal entre Suzano (no Rodoanel Leste) e a parte Continental de Santos atende aos novos planos regionais de desenvolvimento do vetor Leste da Região Metropolitana de São Paulo, que também inclui o desenvolvimento exportador projetado para o Vale do Paraíba. Ambas são partes integrantes das plataformas logísticas no Rodoanel Leste voltadas ao Porto de Santos.

Plataformas Logísticas

Integradas e na mesma faixa de domínio de um sistema rodoviário com 4,5% de rampa máxima, correrá o sistema de trilhos para contêineres, cujos carros serão tracionados por motorização linear, com tecnologia para subir rampas sem cremalheiras nem cabos de até 6,5%, alimentados por energia elétrica e sistema de autoalimentação. Tal sistema de trilhos obedece a todos os protocolos mundiais de defesa do meio ambiente.

Além disso, se prevê no futuro estudos para uma versão voltada para passageiros, com integração junto ao Metrô Sapopemba/Santos.

Para conhecer mais e melhor o projeto, o Instituto de Engenharia realiza em 19 de julho o workshop: Debate sobre uma nova ligação do Planalto à Baixada Santista evento híbrido (presencial e online), que contará com a presença de autoridades das prefeituras de Santos, do Porto de Santos, de Suzano, de construtoras e empresas logísticas.  

SERVIÇO – Workshop: híbrido / presencial e online  

 

Debate sobre uma nova ligação do Planalto à Baixada Santista 

Quando: 19 de julho de 2023  

Horário: das 14h às 19h  

Local: Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP/SP  

Para participar, inscreva-se:  

Presencial 

Online  

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • Deve ser ressaltada também a grande importância de uma ligação rodo ferroviária entre Parelheiros e Itanhaém para cargas e passageiros, o que poderia levar o presidente Lula e o governador Tarcisio a acertarem em princípio a sua construção conjunta, deveria ser suficiente para fazer ambos dar novos passos nessa direção.
    São inegáveis as dificuldades que a ausência do Ferroanel cria para o transporte de carga em direção ao Porto de Santos e de passageiros na região metropolitana de São Paulo geram o maior gargalo ferroviário do país. Hoje os trens de carga que se destinam àquele porto têm de utilizar linhas concomitantes com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que passam pela região central da capital. A concessionária que faz esse transporte só pode operar em períodos restritos, o que diminui sua eficiência e aumenta seu custo.
    E a situação é agravada, porque, para aumentar sua capacidade de transporte de passageiros, a CPTM deseja diminuir o intervalo entre os seus trens. Suas razões para isso são técnicas, porque o sistema de transporte coletivo da Grande São Paulo, do qual ela é uma das responsáveis, ultrapassou o limite de sua capacidade e o número de passageiros continua aumentando. Se ela adotar aquele medida, haverá redução ainda maior da circulação dos trens de carga.