O Metrô de São Paulo assinou contrato com a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda para “prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação” de um trecho da Linha 20-Rosa.
Na prática, é um passo da operadora em estudar as futuras áreas de desapropriações para as estações. O trecho em estudo será entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais, passando pelas estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e Área do Pátio Norte.
A Linha 20, em seu eixo completo, vai ligar a zona oeste de São Paulo até o ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André.
Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta.
Situação atual da Linha 20
De acordo com o último relatório integrado da operadora, a Linha 20 estava na fase final de elaboração do Termo de Referência para elaboração e publicação do edital de contratação do Projeto Básico de arquitetura, estrutura civil e sistemas. Em dezembro foi concluído a elaboração do Anteprojeto de Engenharia.