No futuro, a estação Saúde na Linha 1-Azul do Metrô deve ganhar uma nova conexão metroviária. O projeto da Linha 20-Rosa, que vai ligar a estação Santa Marina até Santo André, contempla a conexão com o ramal mais antigo do sistema paulista.
O Metrô assinou no começo do mês um contrato com a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda para “prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação” de um trecho da Linha 20.
O trecho em questão é entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais, e o tramo sul da Linha 20 que contempla o ABC deve ficar para outro momento, o que estabelece fases de implantação na nova linha.
Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis.
O edital para laudo de desapropriações mostra que a futura estação Saúde poderá ser na confluência entre a Av. Jabaquara e a Rua Décio:
O local estudado para a estação é ao sul da parada atual da Linha 1-Azul.
Estruturação até 2025
Os novos projetos que devem levar a malha metroviária além dos limites da capital paulista podem ter seus projetos estruturados até 2025, de acordo com membros do governo estadual. As linhas 19-Celeste e 20-Rosa podem ser as próximas a serem implantadas.
Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, disse que a administração estadual pretende estruturar os dois empreendimentos até 2025.
“Também são grandes projetos greenfield que a gente pretende iniciar os estudos agora para acabar em 2024 e 2025″, afirmou.. O termo greenfield que Augusto cita, se refere a um novo empreendimento que começa do zero, com nada além de um campo verde. As duas linhas devem ser concedidas para a iniciativa privada.
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