O projeto da Linha 14-Ônix da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM voltou aos holofotes após as notícias que indicam que o governo do estado pretende conceder o novo eixo de transporte que vai ligar o ABC com Guarulhos para a iniciativa privada, junto com a Linha 10-Turquesa.
Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido na semana passada, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, falou que os projetos das linhas 13-Jade e 14-Ônix da CPTM são considerados prioritários, após a implantação do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas.
No caso da Linha 13, o projeto contempla sua expansão até Bonsucesso, e a Linha 14 sendo uma nova ligação entre Santo André e Guarulhos. “Já tem um projeto funcional da CPTM, a gente pretende iniciar a estruturação agora para entregar em 2024”, disse Augusto se referindo a Linha 14.
Bonsucesso será justamente a estação que futuramente vai integrar as linhas 13 e 14. O Via Trolebus ouviu fontes que apontam que a operadora estaria estudando a futura parada em uma área nas proximidades da Avenida Paschoal Thomeu próximo ao trevo de mesmo nome da estação.
O local exato da parada deve ser conhecido após os estudos do novo eixo de transporte serem aprofundados. No sentido de Santo André, segundo o apurou o site, a Linha 14 deve seguir pela Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando chegará na futura Estação Pimentas, integrada ao Terminal Rodoviário Municipal Pimentas.
Na outra ponta, a Linha 14 chegará a futura estação Jardim Irene, descrita como região carente de serviço de transporte e com grande demanda de passageiros.