O Governo da Bahia segue tentando destravar a obra do VLT de Subúrbio. Na última segunda-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, com a cônsul-geral no Rio de Janeiro, Tian Min, e demais membros da comitiva chinesa para tratar, entre outros temas, do meio de transporte que está com as obras paradas.
Zhu Qingqiao veio à Bahia para conhecer melhor o projeto do VLT e da Ponte Salvador Itaparica. “A impressão que eu tenho é que as empresas chinesas têm muito interesse na execução desses projetos. Isso exige um esforço dos dois lados, brasileiro e chinês, para esclarecer quais são as dificuldades e com base nisso providenciar uma saída”
No mês passado, o governo anunciou que a fabricante queria ajustes no contrato, devido ao aumento dos preços de peças, maquinário e aço, entre outras demandas causadas pela pandemia. Já o governador afirmou que as questões serão analisadas pelo Estado, visando o início da obra ainda neste semestre. “Iremos estudar as condições para realizar essas correções no contrato, e espero que a gente consiga resolver e dar início às obras o mais breve possível”, afirmou.
Ainda em abril, Jerônimo Rodrigues em visita à China conheceu a fábrica da BYD. Em sua rede social, o governador postou fotos sobre uma viagem que fez em um dos trens da fabricante:
“Limpo, rápido e seguro. A bordo do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da BYD, aqui em Bishang, na cidade de Chongqing, tive a experiência que baianas e baianos viverão com a futura implantação do modal em Salvador.” – escreveu Jerônimo.
O modelo que o governador visitou, no entanto, é diferente do apresentado em abril de 2021, pelo seu antecessor, Rui Costa:
A chegada do primeiro trem era esperada para o ano passado, o que não ocorreu. O projeto de monotrilho com 21 estações em 19,2 km está empacado. A linha teria início na Ilha de São João (Simões Filho), passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.
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