YouTube video
Monotrilho

Governo da Bahia apresenta primeiro monotrilho de Salvador

O Governo do Estado da Bahia apresentou por meio de uma transmissão ao vivo, o primeiro trem do monotrilho que vai atender a Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o governador Rui Costa, serão ao todo 28 composições cada uma com quatro carros. A primeira composição está em fase de testes. Cada carro tem quatro portas. O trem pode operar de forma automático, apesar de ter cabina para operadores.

Diferentemente do que foi anunciado antes, a previsão de chegada do primeiro veículo é entre dezembro e janeiro de 2022.

O projeto

A primeira fase do projeto consiste na construção de 21 estações em 19,2 km de extensão, com início na Ilha de São João (Simões Filho), passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.

A segunda fase vai expandir o projeto e levar o VLT até a estação Acesso Norte do Metrô de Salvador, com mais 5 estações em 4,08 km. Com isso, o monotrilho promoverá uma integração rápida e eficaz com os outros sistemas de transporte existentes, possibilitando maior mobilidade aos cidadãos de toda Região Metropolitana.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus