O BRT de Salvador teve aumento de 45% no número de passageiros transportados desde a entrega da estação Pituba, no último dia 31 de março, segundo dados da própria prefeitura. O sistema ainda deve receber mais ônibus elétricos.
Em maio de 2022, o sistema transportou 598,1 mil pessoas, enquanto em março este número foi de 409,8 mil, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
Em comparação com janeiro deste ano, o crescimento é ainda maior: 76%. No primeiro mês do ano, o fluxo de passageiros que utilizaram o sistema foi de 339.358 pessoas. Desde o início da operação, em setembro do ano passado, o BRT vem registrando um aumento gradual no número de usuários.
Com a entrega da estação Pituba, todo o trecho 3 do BRT já está em operação, incluindo ainda outros cinco terminais: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara. O sistema ainda vai até a Praça Nossa Senhora da Luz, com paradas também na Apae e na Praça Belo Horizonte.
“O número de passageiros do sistema de BRT vem crescendo mensalmente, isso sem nenhum tipo de mudança. No mês de maio foram quase 600 mil pessoas. As primeiras mudanças mais ligadas ao BRT estão acontecendo agora em termos de linhas. Então, é um crescimento orgânico, as pessoas estão gostando e utilizando no seu dia a dia por opção”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.
Ônibus elétricos
Muller ainda falou que a capital Baiana deve ser destaque em relação aos ônibus elétricos utilizados no BRT. Hoje são 8 em operação e, quando o sistema estiver completo, 30% da frota de 150 veículos será elétrica. “O BRT de Salvador é um dos pioneiros no Brasil em termos de mobilidade elétrica”, afirmou. As obras nos demais trechos estão dentro do cronograma e devem ser entregues no primeiro trimestre do próximo ano.