Foto: Halley Pacheco de Oliveira
Metrô Rio

Metrô Rio vai disponibilizar 400 passagens para doadores de sangue

O MetrôRio anunciou que deve disponibilizar 400 passagens para doadores de sangue que participem da campanha do Hemorio, batizada de Rota Solidária. A medida faz parte das ações do Junho Vermelho e será lançada nesta quarta-feira (14/06), Dia Mundial do Doador de Sangue.

Segundo a operadora, a expectativa da campanha é reforçar os estoques do banco de sangue atendendo a mais de 25 mil pessoas, considerando que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. A ação também conta com o apoio das concessionárias VLT Carioca, Semove e SuperVia, além da empresa de tecnologia 99, que juntos disponibilizaram 6.350 gratuidades.

Quem pode doar

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Para participar da Rota Solidária, os doadores devem se dirigir ao Hemorio e informar qual modal foi utilizado. Na sequência, receberá duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento. Caso decida utilizar a 99, basta acessar o aplicativo e inserir o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% de desconto em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem. Além disso, colocando a palavra “Salvar Vidas” na opção de destino do app, o usuário será surpreendido com o endereço direto do próprio instituto. Ao todo, 5.000 vouchers serão disponibilizados.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus