Depois de 20 anos de desenvolvimento, a velocidade máxima de 177 km/h para os trens da Amtrak entrará em vigor a partir de 26 de junho na linha principal de 457 km, entre Chicago a St Louis.
Como resultado, os tempos de viagem serão reduzidos em 15 minutos com base na velocidade máxima de 145 km/h e 30 minutos com base na velocidade máxima de 127 km/h. O tempo mais rápido de Chicago a St Louis agora será de 4 horas e 46 minutos em vez de 5 horas e 6 minutos.
A via férrea foi reformada e duplicada, além de instalação de Controle Positivo de Trens (PTC) entre 2019 e 2023 e atualizações de segurança em 212 passagens de nível para ajudar a evitar colisões.
O projeto custou US$ 1,96 bilhão e contou com ajuda do Departamento de Transportes de Illinois, da Amtrak e da Union Pacific, principal host da ferrovia Classe I, além de vários consultores liderados pela WSP USA. O financiamento para o projeto incluiu US$ 1,66 bilhão em financiamento federal, principalmente por meio de uma concessão da Lei de Recuperação e Reinvestimento dos Estados Unidos concedida em 2010, bem como US$ 300 milhões em fundos estaduais e não federais.