O Metrô de São Paulo prorrogou dois estudos referente a implantação da Linha 19-Cesleste, que vai ligar o centro de São Paulo até Guarulhos.
O primeiro diz respeito a “prestação de serviços especializados necessários para a complementação do estudo de patrimônio histórico e cultural”. Já o segundo fala sobre “prestação de serviços técnicos especializados necessários à realização dos estudos de avifauna para fins de licenciamento ambiental, elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental-EIA/RIMA“. O primeiro teve seu prazo estendido até 21/01/2024, enquanto o segundo para 19/01/2024.
Estudo decisivo
O Governo de São Paulo assinou contrato para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô em dezembro de 2021, etapa importante para implantação do futuro eixo de transportes que vai ligar São Paulo até Guarulhos.
Segundo o relatório integrado 2022 da companhia, atualmente estão em execução os serviços de Sondagens e Ensaios Geotécnicos e o Projeto Básico, com previsão de conclusão em setembro de 2023.
O documento cita que a Linha 19-Celeste vai ligar as estações Anhangabaú e Bosque Maia, e está projetada para uma extensão operacional 16,9 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros, Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.
Corta Guarulhos (segundo município mais populoso do estado de São Paulo) além dos bairros de Vila Medeiros, Vila Maria e Pari, ligando-os ao centro de São Paulo. São previstas conexões com a Linha 3-Vermelha (estação Anhangabaú) Linha 1-Azul (estação São Bento) e Linha 2-Verde (estação Dutra) e com a CPTM nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral (estação Pari).
Apesar de não existir prazo para o início das obras, a atual gestão já informou que pretende tirar o projeto do papel por meio de uma concessão.