O Metrô de São Paulo escolheu um consórcio para prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação de estações da Linha 20-Rosa.
O trecho em questão contempla as futuras estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e Área do Pátio Norte e Estação Santa Marina da Linha 20.
Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:
Foram oito propostas, mas a do KS Engenharia de Avaliações e Perícias Ltda. foi desclassificada. O Metrô argumenta que o “ofertante do menor preço total, apresentou a Planilha de Serviços e Preços com alterações nas quantidades dos itens de 1 a 14. As quantidades, considerando os preços unitários apresentados na proposta, de R$ 580,00, resultam no valor total de R$ 8.120,00 na data-base 01/03/2023.”
Já a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda apresentou a melhor proposta, e acabou sendo considerada vencedora da Licitação nº 10018221.
De acordo com a operadora, “o laudo macro de avaliação deverá recair sobre os perímetros de desapropriação indicados nos desenhos a serem fornecidos para a empresa contratada. Esses perímetros, denominados de “Blocos”, serão utilizados para a implantação das estações e seus acessos, subestações primarias, ventilações e saídas de emergência e pátio de estacionamento de trens, e estarão inseridos nas diversas quadras municipais dispostas ao longo do traçado da Linha 20 – Rosa.”
Fica de fora da análise o trecho entre Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, e portanto o trecho da linha 20 que vai atender o ABC Paulista, o que indica que o segmento deve ser construído após o trecho considerado prioritário, entre as zonas oeste e sul da capital paulista.
O novo eixo metroviário é considerado uma das prioridades da gestão de Tarcísio de Freitas no governo do estado, e há a intenção de lançar uma parceria público privada para tirar a nova linha do papel.