A estação Moema da Linha 5-Lilás deve ganhar futuramente uma integração com uma outra linha de metrô, que por sua vez vai ligar as regiões oeste com o ABC Paulista.
Semanas atrás, o Metrô de São Paulo habilitou um consórcio para serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação de estações da Linha 20-Rosa.
O novo eixo de transporte vai ligar as estações Santa Marina e Santo André. O trecho deste estudo, entretanto, contempla apenas as futuras estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e Área do Pátio Norte e Estação Santa Marina. Fica de fora do estudo o trecho que vai atender o ABC Paulista.
O edital de licitação aponta que a região de entorno da Estação Moema poderá ser na confluência entre a Av. Ibirapuera e a Praça do Pombo. O local fica mais ao sul que a atual parada da Linha 5:
Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino.
Situação atual da Linha 20
De acordo com o último relatório integrado da operadora, a Linha 20 estava na fase final de elaboração do Termo de Referência para elaboração e publicação do edital de contratação do Projeto Básico de arquitetura, estrutura civil e sistemas. Em dezembro foi concluído a elaboração do Anteprojeto de Engenharia.