DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
Recordar é viver

DNIT doa maria fumaça para restauração

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que fez a doação de uma locomotiva do tipo Maria-Fumaça para o município de Lauro Müller, em Santa Catarina.

Segundo comunicado do órgão vinculado ao governo federal, o veículo será exposto no Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, como item do patrimônio cultural da cidade e atrativo turístico.

A locomotiva a vapor é de modelo Santa Fé nº 207 e foi fabricada em 1949, na República Tcheca. Tem 19,5 metros de comprimento e pesa 180 toneladas. A Maria-Fumaça foi usada durante anos para o transporte de carvão mineral na região sul de Santa Catarina até o Porto de Imbituba.

O trem deve ser reformado com substituição de peças e pintura. A ação permite a preservação da história de Lauro Müller principalmente pela economia do carvão, considerado a 1ª riqueza do município e um importante gerador do desenvolvimento, até hoje.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus