O Via Trolebus esteve nesta sexta no Abrigo Engenheiro São Paulo, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e registrou um equipamento que deve melhorar segurança no embarque e desembarque dos passageiros.
Desde a primeira semana de abril, um trem da série 2070, que circula pela Linha 12-Safira, opera com um novo equipamento chamado “spoiler”, que funciona como uma extensão do estribo, diminuindo sensivelmente o vão entre trem e plataforma.
O novo equipamento é arredondado, justamente para evitar que o passageiro consiga se equilibrar em cima dele, seja com a composição parada ou em movimento, para reduzir o vão entre o trem e a plataforma e possíveis acidentes.
Joalbo Borges Santos, engenheiro de manutenção da CPTM, diz que o novo material foi pensado para atuar como dispositivo de segurança nas plataformas existentes. “O objetivo desse protótipo e desenvolver uma solução para diminuir o espaço entre o trem e a plataforma, e melhorar a segurança. Como o protótipo de spoiler obedece o estribo já existente, então esse protótipo instalado não deve interferir nesse espaço “.
Segundo a empresa, após um período de testes e eventuais ajustes, os spoilers devem ser instalados gradativamente nos demais trens da CPTM.