Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

Vinhedo deve ganhar nova estação para serviço de trem

A concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e introdução do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas prevê a instalação de um serviço de trem parador entre Jundiaí e Campinas, chamado de Trem InterMetropolitano – TIM.

O novo atendimento, que poderá ter tarifa superior a R$ 14, terá paradas em Valinho, Vinhedo e Louveira. Sobre Louveira, o site tratou dessa parada neste artigo. Enquanto Louveira terá uma repaginação em sua estação, em Vinhedo a a estação atual não será utilizada para os serviços ferroviários ficando a cargo da prefeitura a sua manutenção e conservação.

De acordo com o edital de licitação, no plano de vias a linha de carga ocupará a primeira via junto à plataforma principal e o espaço restante, incluindo a pequena plataforma central coberta que não permite dispor adequadamente o conjunto de vias do serviço expresso e TIM. Portanto as plataformas deverão ser removidas.

Fonte: CPTM

“Optou-se assim, em deslocar a estação de Vinhedo para local mais próximo, onde a área disponível e a topografia
apresentam-se mais favoráveis à implantação do conjunto de vias do SERVIÇO EXPRESSO, do SERVIÇO TIM e
da Carga, facilitando a implantação da travessia subterrânea sob este trecho das vias férreas.”

A nova estação terá passagem em túnel, com módulo de acesso em nível com o sistema viário local. “O acesso à plataforma central exclusiva do SERVIÇO TIM será efetuado através de passagem subterrânea em túnel, onde se localiza a linha de bloqueios, elevador e a escada de acesso à plataforma.”

Os bloqueios deverão controlar o fluxo tanto na entrada como na saída dos acessos, o que viabiliza a cobrança de tarifa por quilômetro percorrido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus