Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

Estação ferroviária de Louveira deve ter obras para trem regular de passageiros

A Estação ferroviária de Louveira deve voltar a ter atendimento de trem de passageiros com a introdução do trem intermetropolitano, que deve ligar Jundiaí até Campinas. O serviço deve ser operado pela concessionária que vai manter o Trem InterCidade (São Paulo-Campinas) e a Linha 7-Rubi.

De acordo com o edital de licitação, a estação ferroviária de Louveira é um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico e foi restaurada
recentemente pela Prefeitura local. Há no local uma passagem em nível na cabeceira da estação com travessia de pedestres e veículos necessita ser equacionada para o retorno do tráfego ferroviário à estação, que possui plataformas laterais.

Renato Lobo | Via Trolebus

Para o uso das plataformas, é previsto o rebaixamento das vias em 70 cm para compatibilidade ao material rodante previsto, mas que inutiliza o trecho interno ao túnel, preservando, no entanto, os acessos que conectavam originalmente as plataformas.

Viaduto rodoviário

A passagem de nível em uma das pontas da estação deve ser eliminada com a construção de viaduto rodoviário de responsabilidade da futura operadora. A estrutura deve estra pronta já no quarto ano e meio da Concessão, mas que demandará uma eficaz articulação com a Prefeitura de Louveira, pois para se efetivar a obra do viaduto, algumas desapropriações devem ser levadas a cabo.

A estação com duas vias deve comportar o Trem InterMetropolitanos e o serviço expresso que vão compartilhar vias. Já uma terceira via será construída do lado de fora, e deve servir apenas a trens cargueiros.

Fonte: GESP

Estação Tombada

O edital ainda cita que para minimizar o impacto na gare ferroviária tombada, o projeto conceitual propõe para acesso à estação e às
plataformas uma passagem superior na cabeceira da plataforma, fora da gare, e preservando a antiga cabine de comando do pátio da estação. A conexão do lado oposto da avenida Vereador Geraldo Dias com a Rua 21 de Março, irá requerer desapropriação na avenida para construção das passarelas e para a implantação do viaduto.

Prazos

Durante uma comitiva formada por membros do Governo do Estado, que viajou entre São Paulo e Campinas de trem, o secretário de investimentos e parcerias, Rafael Benini, falou a respeito de prazos para operação de trem que vai ligar as duas cidades.

edital de licitação foi lançado na semana passada, e os trens poderão ter velocidade máxima de 140 km/h, de acordo com o documento.  De acordo com declarações de Benini, o prazo para o TIM é para 2029 e o Trem Expresso é para 2031. O segundo deve transportar uma média de 60 mil passageiros por dia, e o intervalo no pico poderá ser de 15 minutos.

O leilão deve ocorrer no final de novembro de 2023.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus